segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Artistas Brasileiros.....

Vou Falar de 3 artistas brasileiros!!
Cândido Portinari:Nasceu em uman fazenda de café, Santa Rosa, no interior de São Paulo,ele é filho dos imigrantes italianos seu pai Giovan Battista Portinari e sua Mãe Domenica Torquato, que tiveram 12 filhos,ele foi o segundo, sua família humilde.
Umas Partes de sua Trajetória:
Ganhou um premio de Viagem ao Estrangeiro da Exposição Geral de Belas Artes, de tradição acadêmica. Em 1929 Cândido Portinari partiu para a Europa, viajou por a Itália, Inglaterra, Espanha e se fixou em Paris, onde permaneceu até 1930.Lá diariamente aos museus e lá descobriu a pintura moderna. Discutia sobre arte nos cafés e não tinha quase nenhum tempo para pintar. Foi em Paris que Portinari conheceu Maria Martinelli, com quem mais tarde se casou.
Algumas obras dele:
Os Milagres de Nossa Senhora;
Via Sacra (composta de 14 quadros);
Jesus e os Apóstolos;
> A Sagrada Família;
> Fuga para o Egito;
> Transfiguração;
> O Batismo;
> Martírio de São Sebastião

Outras Pinturas conhecidas de Cândido Portinari são:
> Meio Ambiente;
> Colhedores de Café;
> Mestiço;
> O Lavrador de Café;
> O Sapateiro de Brodowski;
> Menino com Pião;
> Lavadeiras;
> Grupos de Meninas Brincando;
> Menino com Carneiro;
> Cena Rural;
> A Primeira Missa no Brasil;
> São Francisco de Assis;
> Tiradentes;
> Os Retirantes;[1944]
> Futebol;
> O Sofrimento de Laio;
> Criança Morta
Uma das obras de Portinari
http://amadeo.blog.com/repository/197713/1268955.jpg
Tarsilia do Amaral= Ela nasceu em 1 de setembro de 1886,na fazenda de Bernado, era filha de José Estanislau do Amaral Filho e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral, Tarsila do Amaral estudou em São Paulo, em Colégio de freiras do bairro de Santana e o colégio Sion. E completou os estudos em Barcelona, na Espanha, e também venceu vario concursos de ortografia. Em 1924 Tarsila iniciou sua fase artística “Pau-Brasil”, dotada de cores e temas acentuadamente tropicais e brasileiros, onde surgem os "bichos nacionais. Casou-se com Oswald de Andrade em 1926 e, no mesmo ano, realizou a primeira exposição individual, na galeria de parcier.

Iberê Camargo, um dos representantes mais importantes da arte moderna brasileira, é apresentado em território francês pela primeira vez desde que a Fundação Iberê Camargo foi instituída. Esse artista já havia exposto na França em outros momentos de sua vida profissional, além de ter freqüentado a Academia André Lhote em Paris, entre 1949 e 1950. O desenvolvimento de Iberê Camargo? Aqui na Cité des Arts, dei continuidade ao projeto Álbum de Família, que consiste em recriar, no presente, um instante captado numa foto do passado. O trabalho necessita de voluntários, assim, a primeira etapa requer a apresentação do projeto a possíveis participantes. Ao aceitar, a pessoa deve então escolher uma foto de sua infância, e na medida do possível selecionar objetos e vestimentas semelhantes à época retratada. Após a organização do material, faço a foto num local similar ao da foto de infância, pois não só o aspecto físico é importante, o entorno da situação também é. Destaco que o importante para mim, como artista, é trazer à tona a historia de vida da pessoa e suas lembranças.

Nenhum comentário: